quarta-feira, 10 de novembro de 2004

Já embuída do espírito

Estamos na época do Natal. Costumam dizer que as pessoas, em geral, ficam mais solidárias nesta altura. O espírito natalício, vem, ataca e depois uma pessoa até fica comovida a assistir ao Natal dos Hospitais.
Ainda não percebi porque insistem em fazer o Natal dos Hospitais, ainda pra mais agora há o Natal dos Hospitais, Há festa no Hospital, O menino Jesus nas palhas deitado no Hospital, O Natal tem mais viada no Hospital etc, etc. O único factor que altera em cada um deles é o canal de tv em que dá. Ok, os apresentadores também são diferentes. Mas são os mesmos de todos os outros dias.
Os artistas que lá vão, sejam cantores, actores, mágicos ou afins, são sempre os mesmos, os mesmos todos os anos e os mesmos em todos os programas.
E o mais importante de tudo...Não acham que os coitados dos doentes agradeciam mais se lhes dessem uma tv para cada enfermaria, em vez de lhe porem o Toy à frente aos saltos a cantar...”Sensual, és tão sensual, tens um ar de mulher fatal”....Que género de alegria terá uma doente com 65 anos, que acabou de tirar a vesícula, está com dois tubos enfiados pelo nariz a dentro, uma bata azul cueca, não se consegue quase mexer, sem ser os bracinhos, a olhar para si mesma e a pensar: “Sensual...oh oh”
Ou uma senhora operada de coração aberto há 2 dias, que leva com a Mónica Sintra: “Na minha cama com ela...tu e ela na loucura...” Ela que durante anos desconfiou que o marido tinha uma amante, agora ali estendida, sabendo que o marido está sozinho em casa há quase 2 semanas...
Não é fácil. Estar num hospital já não é bom, uma pessoa acertar com a doença na altura do Natal, ainda pior, como se não bastasse ainda apanha 8h seguidas com o Goucha. Não me parece muito solidária esta atitude. Até porque os doentes não têm culpa, quer dizer...Parece que estou a ver o sr.doente, lá em cima na enfermaria, a pedir por entre tubos e máscaras de ventilação: - Oh Sra. Enfermeira, por favor, deixe-me lá ir abaixo, não tarda nada está a Rute Marlene a cantar e eu aqui. Ó sra. Enfermeira, estava há 6anos em lista de espera...só este ano é que consegui...acertar na semana do Natal dos hospitais!!

Sem comentários: